No Brasil era comemorado em 27/09/2010 mas um decreto do presidente da Republica oficializou o dia do Idoso como sendo o dia 01/10/2010 assim como no mundo inteiro.
Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos.
O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. Já os países desenvolvidos tiveram um período maior, cerca de cem anos, para se adaptar. A geriatra Andrea Prates, do Centro Internacional para o Envelhecimento Saudável, prevê que, nas próximas décadas, três quartos da população idosa do mundo esteja nos países em desenvolvimento.
A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.
Além das informações de pesquisas a Palavra de Deus diz em Levítico 19:32 “ Levanta-te diante dos idosos, honra a pessoa do ancião e teme o teu Deus. Eu sou o SENHOR". Aprendi desde cedo a amar as pessoas mais velhas e dar a elas toda a honra merecida. Não que eles saibam tudo mas já viveram o bastante para nos ajudar a prosseguir. Porém há momento que também precisam de um puxãozinho de orelha, mas ainda assim a Palavra de Deus orienta em I Timóteo 5:1 “Não sejas duro na repreensão ao idoso, mas exorta-o como a um pai; aos jovens, como a irmãos”.
A sociedade hoje tenta dar aos nossos anciões varios nomes tentando disfarçar ou camuflar os anos vividos. o que eles precisam não é uma nomenclatura para definir seus anos. Quer sejam chamados de "a Melhor Idade" "Idosos" "Mais experientes" ou "Nossos velhos" devemos apreciar nossos idosos pela sua experiência. A Bíblia diz em Provérbios 20:29 “O orgulho dos jovens é a força, e a beleza dos idosos são os cabelos brancos". Os jovens podem aprender lições valiosas da vida com os idosos. Se há algo em que eles podem se orgulhar e de seus cabelos esbranquiçados, pois são as marcasdosanos vividos e das lutas vencidas.
A Bíblia diz em Salmos 71:18 “Agora, que estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que eu tenha anunciado tua força a esta geração, e teu poder, às gerações do futuro.A Melhor coisa que pode ser dada ao idoso é a oportunidade de compartilhar sua vida com os mais jovens. Não tentemos tirar isso deles, pois privá-los da dádiva de compartilhar é tirar-lhes a propria vida.
A Bíblia dá conselhos aos idosos. dizendo em Tito 2:2-5 “2 Exorta os mais velhos para que sejam equilibrados, respeitáveis, sóbrios, sadios na fé, no amor e na constância; as mulheres mais velhas, de igual modo, sejam reverentes no viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem o marido e os filhos, a serem equilibradas, puras, eficientes no cuidado do lar, bondosas, submissas ao marido, para que não se fale mal da palavra de Deus".
Meus "velhos" mesmo sem achar que tem muito a oferecer não se esqueçam que vocês são joias polidas de altíssimo valor e que só os grandes joalheiros e apreciadores sabem calcular o verdadeiro valor de suas vidas.
Deus está me dando o privilégio de envelhecer junto com meu pai, o Meu Super-Homem, o que para muitos é impossível. Mas vejo que apesar do tempo, e dele não parecer mais aquele "SUPER-HOMEM" da minha infancia, devido a suas debilidades e diminuição de sua "super força", ele tem se apresentado agora como um herói diferente. Um amigo que me ensina que as marcas ruins da vida podem ser evitadas quando encontramos mais cedo com DEUS e assim evitamos ou tomamos o cuidado de escolher com qualidade o que fazer, comer, dizer, escutar, etc. Sua enfermidade me mostra que o maior dos "SUPER-HEROIS" também envelhecem e ficam frágeis; Ele já não pode mais contar com sua super audição, porque também não é necessário ouvir tudo, nem com seu super olfato, porque todos os cheiros são conhecidos, seu paladar já provou das mais diversas iguarias e hoje opta pelas mais simples. Sua super visão de raio X, já não ultrapassa as muralhas da vida porque também não há muito interesse em enxergar algo que não lhe seja realmente proveitoso e já não é tão importante ver tudo o que se passa.
Mas há algo no meu velho "super-heroi" preferido, que admiro. SUA VONTADE DE VIVER E DE CUIDAR DE NÓS.
Nesse dia de lembrarmos de nossos velhos. Lembremos que eles merecem receber de nós a oportunidade de viver, pois DEUS deu a ELES a missão de "CUIDAR DE NÒS"; Sem super força, asas, visão de raio laser, mas com muito amor dedicação e carinho.
FELIZ DIA MEU SUPER HERÓI!
Xero no Coração!